As três grandes orações marianas

Introdução

Queremos agora refletir sobre três grandes orações marianas. Elas são baseadas na Bíblia, são meditativas e adequadas para todos os estados e estágios da vida espiritual. Os devotos da Virgem Maria estão familiarizados com elas, mas qualquer pessoa pode progredir no entendimento dessas orações e oferecê-las diariamente. Essas orações são a Ave Maria, o Angelus e o Santo Rosário.

A Ave Maria

A Ave Maria é composta por duas partes. Ela começa com a saudação celestial pronunciada pelo arcanjo Gabriel:

  • Ave Maria.” É Deus mesmo quem envia o anjo para saudar a Virgem de Nazaré com estas palavras solenes. Ousamos tomar essa saudação com grande respeito.
  • Cheia de graça, o Senhor é contigo.” Maria é cheia de graça porque o Senhor está com ela. Ela está plena da presença d’Aquele que é a fonte de toda graça. “Exulta e aclama de todo o coração, filha de Jerusalém! – O Senhor, teu Deus, está no meio de ti” (Sof 3,14.17). Maria é a arca da aliança, o lugar onde habita a glória do Senhor. Maria, cheia de graça, é totalmente entregue Àquele que virá habitar nela e que ela está prestes a dar ao mundo.
  • Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre, Jesus.” A saudação de Isabel é agora a nossa. Isabel foi a primeira de muitos a chamar Maria de bendita. Maria é bendita entre as mulheres porque acreditou no que lhe foi dito pelo Senhor. Abraão acreditou e se tornou uma bênção para todas as nações do mundo. Maria acreditou e se tornou a Mãe dos fiéis. Através dela, todas as nações do mundo recebem a bênção de Deus, o Redentor Jesus, o “fruto do seu ventre.”
  • Santa Maria, Mãe de Deus.” A Igreja abre a segunda parte da Ave Maria revelando que Maria é a Mãe de Deus. Este título cristológico proclamado no Concílio de Éfeso é precioso para nós. O Filho de Maria, Jesus, é a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, que assumiu a natureza humana. Sabemos que podemos confiar todas as nossas preocupações e petições a ela e, através dela, nos entregarmos à vontade de Deus.
  • Rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte.” Ao pedir a Maria que ore por nós, reconhecemos que somos pobres pecadores, necessitados da ajuda da Mãe da Misericórdia agora e no momento crucial de nossa morte (cf. CCC 2676, 2677).

Os devotos de Maria jamais devem permitir que a familiaridade nos distraia da profundidade bíblica e cristã da Ave Maria.

O Angelus

O Angelus é uma oração que, na Igreja Latina, é recitada de manhã, ao meio-dia e à noite. É totalmente bíblica. Suas três frases são cristocêntricas: a mensagem da Encarnação; a aceitação da Virgem e a realização da Encarnação. Uma Ave Maria segue cada uma dessas três frases, o que nos dá a oportunidade de meditar sobre nossa bem-aventurada Mãe, na qual a Encarnação se realizou.

O Angelus é simples em sua estrutura, de caráter bíblico, de origem histórica, pois está ligado à oração pela paz e segurança, e quase litúrgico em seu ritmo de manhã, ao meio-dia e à noite. Ele nos lembra do Mistério Pascal, pois evoca a Encarnação e reza para que sejamos guiados através da Paixão e da Cruz até a glória da Ressurreição. É uma oração que nos conduz à contemplação.

Nos dias de hoje, pessoas de todo o mundo estão acostumadas a ver o Papa recitar a oração do Angelus ao meio-dia, da janela de seu escritório no Vaticano, todos os domingos. Depois disso, espera-se uma breve mensagem do Angelus do Vigário de Cristo. É comum ouvir os sinos da igreja tocarem de forma específica no momento do Angelus e ver os católicos pararem o que estão fazendo para oferecer essa belíssima invocação mariana.

É impressionante ver vendedores e clientes no mercado de Onitsha, na Nigéria, o maior mercado da África Ocidental, recitarem essa oração ao meio-dia assim que os sinos começam a tocar. Aqueles que não são católicos ficam encantados com essa explícita confissão de fé. Durante o tempo pascal, o Angelus é substituído pelo Regina Coeli, que é ainda mais profundamente escriturístico e cristológico.

O Rosário

O Rosário é uma longa oração mariana que também é bíblica, cristocêntrica e profundamente enraizada na história. Ele é marcado pelos seguintes elementos: o Credo, o Pai Nosso e três Ave-Marias, seguidos por um Pai Nosso, dez Ave-Marias e um Glória ao Pai para cada uma das vinte dezenas. Os três grupos originais de cinco dezenas são os Mistérios Gozosos, os Mistérios Dolorosos e os Mistérios Gloriosos, aos quais se acrescentaram os Mistérios Luminosos. O Rosário pode ser rezado de várias maneiras: sozinho, em grupo, em família, em uma comunidade católica ou por rádio ou televisão. Pode ser enriquecido com leituras bíblicas, pequenas homilias, hinos ou momentos de silêncio. Tradicionalmente promovido pela Ordem dos Pregadores (os Dominicanos), o Rosário foi elogiado e recomendado por muitos Papas, como São Pio V, Pio VI, Leão XIII, Pio XII, São João XXIII, São Paulo VI, São João Paulo II e Bento XVI. O Papa Pio XII, em sua carta ao arcebispo de Manila em 1946, chamou o Rosário de “compêndio de todo o Evangelho”. São João Paulo II proclamou um Ano do Rosário de outubro de 2002 a outubro de 2003. São Luís Maria Grignion de Montfort, São Pio de Pietrelcina e o Beato Bartolo Longo eram profundamente ligados ao Rosário.

O Rosário é uma oração inspirada no Evangelho. Nele, a reflexão se concentra nos principais eventos salvíficos realizados por Cristo, junto com seus efeitos na bem-aventurada Virgem Maria e na Igreja nascente. Como se pode ver, a concentração é cristocêntrica. Essa ênfase cristocêntrica é claramente evidente: os primeiros treze Mistérios e todos os cinco Mistérios Luminosos são sobre Jesus, e somente os dois últimos se concentram explicitamente na bem-aventurada Virgem Maria. “O Rosário também é um caminho de anúncio e aprofundamento, no qual o mistério de Cristo é continuamente reapresentado nos diferentes níveis da experiência cristã. O formato é de uma apresentação orante e contemplativa, que visa moldar o discípulo segundo o coração de Cristo“.

Aqueles que rezam o Rosário não devem permanecer apenas na oração repetitiva. Esta oração mariana fortemente conduz à contemplação, com seu ritmo tranquilo e persistente, marcado pelos santos nomes de Jesus e Maria, e pela doxologia Gloria Patri. “O Rosário“, diz São João Paulo II, “situa-se na melhor e mais comprovada tradição da contemplação cristã. Desenvolvido no Ocidente, é uma oração tipicamente meditativa e, de certa forma, corresponde à ‘oração do coração’ ou ‘oração de Jesus’ que germinou no contexto cristão oriental … tem a simplicidade de uma oração popular, mas também a profundidade teológica de uma oração adequada para quem sente a necessidade de uma contemplação mais madura” (RVM 5, 39).

O Concílio Vaticano II não desencorajou de forma alguma a oração do Rosário. Certamente, o Concílio destacou que “toda celebração litúrgica, enquanto obra de Cristo sacerdote e de seu corpo, que é a Igreja, é ação sagrada por excelência, e nenhuma outra ação da Igreja iguala sua eficácia no mesmo título e grau” (SC 7). Mas o Concílio também declarou, no mesmo documento, que “a sagrada liturgia não esgota toda a ação da Igreja” (SC 9). Portanto, há espaço também para a penitência, para a catequese, para as Sagradas Escrituras e para a devoção popular. De fato, “não só [o Rosário] não se opõe à Liturgia, mas a sustenta, pois bem a introduz e ecoa, permitindo vivê-la com plena participação interior, colhendo seus frutos na vida cotidiana” (RVM 4). São Paulo VI já havia testemunhado o mesmo: “O Rosário é um piedoso exercício que tira motivo da Liturgia e, se praticado conforme a inspiração original, naturalmente a ele conduz” (MC 48).

São Luís Maria Grignion de Montfort chama o Rosário de “um tesouro inestimável inspirado por Deus… uma divina síntese dos mistérios da vida, da paixão e morte, e da glória de Jesus e Maria“. Os devotos de nossa bem-aventurada Mãe encontrarão este livro de São Luís Maria precioso e de grande ajuda. Estas considerações são um grande encorajamento para todos os seguidores de Cristo rezarem o Santo Rosário todos os dias com devoção.

Related Articles

Piedade popular Mariana no Advento

Explore a devoção mariana no Advento com nosso artigo profundo. Descubra as práticas tradicionais e o significado espiritual da Novena da Imaculada, Angelus Domini e as Litanias de Santa Maria da Esperança, e como elas enriquecem a jornada de fé no período do Advento.

Maria: a interseção divina e humana na história da salvação

Exploração profunda do papel singular de Maria na teologia cristã, destacando sua maternidade divina e virgindade profética. Este artigo aborda como Maria, em sua interseção entre o divino e o humano, simboliza a plenitude dos tempos, refletindo o plano redentor de Deus. Analisamos sua figura como um modelo para a Igreja e os fiéis, mostrando sua importância tanto na história da salvação quanto no exemplo de fé e obediência.

Responses

Open chat
Necessita de ajuda?
Ave Maria,
como a poderei ajudar?