Maria mediataria: a função materna de Maria na história da salvação

Por Prof. Dr. Daniel C. Afonso · Atualizado em
Maria mediatriz, a função materna de Maria na história da salvação
A mediação universal de Maria, a sua função materna na cooperação com a obra redentora e na impetração e distribuição das graças, é um dos aspectos mais discutidos e atuais de toda a Mariologia. Desde o início do século XX, este tema mobilizou a pesquisa teológica e a atenção do magistério pontifício e conciliar, polarizou a confiança da piedade popular e constituiu o ponto mais saliente do diálogo ecumênico. Para artigo completo: Maria Mediatriz.
Desenvolvimento histórico
A invocação suplicante a Maria, expressa na confiança na sua proteção, é de origem antiquíssima na Igreja. O tropário mariano Sub tuum praesidium, que críticos qualificados fazem remontar aos séculos III-IV, exprime uma crença precisa na intercessão de Maria Mãe de Deus. O título “Mediatriz” começa a ser utilizado com significados cada vez mais precisos a partir do século VI e torna-se crescentemente frequente a partir do século XII. Somente no século XVII começa a exprimir uma verdadeira tese doutrinal, sistematizada ao longo do século XX.
A partir de 1921, no quadro do projeto da Igreja belga para uma definição dogmática da mediação, desenvolve-se uma vasta produção teológica. O Cardeal Mercier, arcebispo de Malines, com o apoio científico da Universidade de Lovaina e de todo o episcopado belga, pediu a aprovação de uma missa e ofício próprios em honra de Maria Mediatriz e apresentou a petição para a definição dogmática da mediação universal de Maria. Bento XV concedeu a celebração litúrgica, mas não tomou posição quanto à definição. Na fase preparatória do Concílio Vaticano II, trezentas das respostas chegadas à Santa Sé postulavam a definição solene da mediação universal de Maria.
Terminologia e doutrina pré-conciliar
A teologia pré-conciliar, recorrendo a S. Tomás, aplicava a Maria o título de Mediatriz em analogia ao título de mediador dado por Paulo a Cristo. Distinguia duas funções: a cooperação na obra redentiva objetiva (a corredenção histórica, desde a Anunciação ao Calvário) e a aplicação atual dos frutos da redenção mediante a intercessão e a distribuição das graças.
Sobre a natureza da mediação das graças, foram propostas três interpretações: causalidade moral (os méritos e a intercessão de Maria movem Deus a conceder a graça), causalidade físico-instrumental dispositiva (Maria predispõe os homens à graça), causalidade físico-instrumental produtiva (Maria é instrumento nas mãos de Deus para a efusão da graça). A terceira interpretação foi a de maior influência na piedade popular do século XX.
Os teólogos reconheceram, contudo, algumas lacunas desta abordagem: o desenvolvimento hipertrofiado da Mariologia, quase à margem da Cristologia, da Eclesiologia e da Pneumatologia, criou um “verticalismo mariano” desproporcionado, sem adequado enquadramento eclesiológico e com uma pobreza de referências ao Espírito Santo.
A doutrina do Concílio Vaticano II
A questão da mediação de Maria foi amplamente debatida pelos padres conciliares e foi certamente o ponto mais discutido de todo o capítulo VIII da Lumen Gentium. O Vaticano II não pôde acolher o pedido de definição dogmática, mas formulou uma doutrina clara e segura sobre a função materna de Maria. Ao mesmo tempo, omitiu deliberadamente os títulos correntes de “Mediatriz” e “Corredentora“, preferindo expressões como “serva do Senhor”, “filha de Sião“, “sócia do Redentor” e “função materna de Maria para com os homens” (LG 53-62).
O Concílio proclamou solenemente que Maria cooperou, com a caridade, para o nascimento dos fiéis na Igreja, e que a sua maternidade espiritual se prolonga sem solução de continuidade desde a cooperação histórica até à intercessão atual no céu (LG 61-62). Ao mesmo tempo, estabeleceu critérios interpretativos precisos: Cristo é o único mediador entre Deus e os homens (1Tm 2,5-6), e a função materna de Maria não substitui nem completa essa mediação única, não é um degrau intermédio entre Cristo e os fiéis, mas um potenciamento para que possam entrar mais facilmente em comunhão com o único Mediador. O influxo salvífico de Maria não deriva de nenhuma necessidade absoluta, mas nasce do beneplácito espontâneo de Deus, brota dos méritos de Cristo e está-lhe subordinado (LG 60-62).
Novas perspectivas teológico-pastorais
Seguindo as indicações do Vaticano II e da Marialis Cultus de Paulo VI, a teologia pós-conciliar propôs novas perspectivas para compreender a função materna de Maria. Estas perspectivas não substituem, mas integram e actualizam a Mariologia tradicional.
A perspectiva eclesiológica lê a função materna de Maria em chave eclesial. Maria é membro inicial e perfeito da Igreja, figura e modelo da Igreja histórica (LG 63-65), e imagem da Igreja escatológica. Como Assunta e glorificada, Maria representa a imagem realizada e perfeita da Igreja que deverá consumar-se. Por isso Paulo VI proclamou Maria “Mãe da Igreja” no próprio dia em que promulgou a Lumen Gentium.
A perspectiva histórico-sociológica vê Maria como personagem histórica que interpreta a história humana como história da salvação. O Magnificat mostra que Maria não só faz a história, mas também a lê e a escreve: anuncia que Deus realiza o seu projeto com os pobres e os humildes, subvertendo as expectativas dos ricos e dos poderosos. O Pentecostes revela Maria como figura eclesial: é com a sua presença e oração que, sob o influxo do Espírito Santo, se constitui a Igreja.
A perspectiva antropológica do feminino, desenvolvida a partir da Marialis Cultus (nn. 34-37), relê a figura de Maria como modelo da dignidade feminina: uma pessoa feminina equilibrada e autônoma, que se dispõe livremente ao serviço de Deus e dos outros. Maria, como esposa, mãe, sócia, mas principalmente como mulher, realiza em primeiro lugar todo o paradigma da dignidade feminina.
Síntese atual
A teologia mariológica contemporânea caminha no sentido de uma compreensão mais ampla da função materna de Maria: não restrita apenas à impetração e distribuição de graças individuais, mas estendida ao seu influxo contínuo para a realização da Igreja no seu caminho histórico e no seu destino escatológico, o seu exemplo e o seu auxílio para a promoção e libertação de todo o ser humano de toda a situação de opressão e sujeição. A função materna de Maria não se exprime apenas como assistência do alto, mas como presença, força e guia materna no interior da humanidade no seu caminho histórico para o destino final.
Aprofunde os seus estudos: explore Mariologia, Teologia mariana, Nova Eva e a Pós-Graduação em Mariologia.
Maria mediatriz, teologia da mediação mariana
O título Maria Mediatriz expressa a convicção teológica de que Maria tem um papel ativo na distribuição das graças de Cristo. Diferente da mediação única de Cristo (1Tm 2,5), a mediação de Maria é participada, subordinada e dependente da mediação de Cristo.
A teologia da mediação mariana baseia-se em três elementos: a maternidade divina (que coloca Maria em relação única com Cristo), a corredentividade (a cooperação de Maria na obra da redenção), e a função de intercessão (que Maria exerce no Céu em favor dos fiéis). Estes três elementos articulam-se e fundamentam-se mutuamente.
O Concílio Vaticano II (LG 62) afirma que Maria “coopera com amor materno na regeneração dos fiéis”, mas sublinha que esta mediação “de modo algum obscurece ou diminui a única mediação de Cristo”. O título “Mediatriz” é mencionado, mas sem definição dogmática, pela prudência ecumênica do Concílio.
Existe um movimento teológico e de fiéis que pede a definição dogmática de Maria como “Corredentora, Medianeira e Advogada”. O debate é intenso: os seus proponentes argumentam que seria a explicitação lógica de verdades já implícitas no Magistério. Os seus críticos alertam para os riscos ecuménicos e para a necessidade de uma linguagem mais cuidada.
Aprofunde os seus estudos: explore Mariologia, Maria Corredentora e Medianeira, Teologia mariana e a Pós-Graduação em Mariologia.
Pós-Graduação em Mariologia
Quer aprofundar a sua formação em Mariologia? Conheça a Pós-Graduação em Mariologia da Locus Mariologicus – uma formação acadêmica que une rigor teológico, vida espiritual e tradição viva da Igreja.
Saiba o que a Igreja ensina sobre Maria Mediadora de todas as graças.
Quer estudar mariologia a sério?
Este artigo nasce das obras da biblioteca da Locus Mariologicus. A Pós-Graduação em Mariologia leva-o à mesma fonte, com acompanhamento acadêmico: Escritura, Padres da Igreja e Magistério, do primeiro dogma às questões contemporâneas.
Respostas