Dicionário Mariológico – Teologia Patrística

interior building

A Teologia dos PADRES DA IGREJA.


O desenvolvimento do pensamento cristão sobre Deus e o mistério do destino do homem nos escritos do Padres da Igreja durante os primeiros sete séculos d.C. constitui a Teologia Patrística. É diferente da teologia bíblica porque reflete conscientemente o aspecto filosófico e pensamento religioso do mundo helenístico, enquanto sua ênfase em uma abordagem positiva da Escritura e da tradição da Igreja e sua falta de sistematização o distinguem da teologia escolástica e pós-tridentina. Coincidindo com a abordagem bíblica, a teologia patrística se preocupa principalmente com um evento: o encontro do homem com Cristo, o Filho de Deus, que sofreu sob Pôncio Pilatos, morreu e ressuscitou dos mortos. Esta era a consideração essencial do pensamento cristão, e de vez em quando ameaçava ser o único interesse do cristão. No entanto, na explicação deste evento, os professores da Igreja foram obrigados a usar a filosofia contemporânea, os conceitos religiosos e padrões culturais para defender e esclarecer sua mensagem. Assim, a teologia patrística é um amálgama de pensamento judaico-cristão, helenístico e algum pensamento oriental adaptado aos fatos singulares enunciados no Antigo e no Novo Testamento sobre Deus, e decretados por Cristo em sua própria vida, e na vida da Igreja, Seu Corpo Místico.

Foi EUSEBIUS DE CAESAREA, o grande historiador da Igreja, que no século IV atestou a legitimidade da palavra teologia para uso cristão. Ele descreveu o Evangelista São João como ‘‘ O Teólogo ’’, pois em seu Evangelho está preocupado principalmente com a divindade de Cristo, e anunciou o propósito da história da igreja como uma demonstração da “teologia e economia da salvação segundo Cristo”.

Related Articles

Mãe de Deus, morada do Verbo

Este artigo explora a profunda conexão entre a encarnação de Cristo e o papel de Maria na revelação de Deus. Descubra como Maria, ao aceitar prontamente o chamado divino, tornou-se fundamental na manifestação e glorificação de Deus na história, revelando o significado da carne humana como a “energia” e a “justiça” de Deus em ação. Uma exploração teológica que destaca a importância da Virgem Maria na compreensão cristã da encarnação e da salvação.

Responses

Open chat
Necessita de ajuda?
Ave Maria,
como a poderei ajudar?