Maria no Pontificado de Bento XVI

Para o Papa Bento XVI, a Mariologia deve ser vista sempre no “nexus mysteriorum“; portanto, ela só pode ser desenvolvida corretamente em relação às outras disciplinas teológicas, sob pena de perder o seu papel, valor, identidade e importância em todo o discurso teológico-cristão. A mariologia hoje, regulada pela Palavra de Deus, educada pelas salutares lições da história, vitalmente enxertada no diálogo com outras disciplinas teológicas e antropológico-culturais, não segue mais o modelo como no passado de conflito narcísica convivência. Mas se coloca, como seu modelo histórico, teológico e exemplar Maria de Nazaré, em estado de serviço permanente a fim do Reino de Deus e seus valores inalienáveis ​​e sempre presentes e, portanto, de pró-existência conjunta.

Referindo-se ao título do capítulo VIII da constituição dogmática Lumen gentium, Bento XVI, em Castel Gandolfo, em setembro de 2012, explica: «Trata-se do nexus mysteriorum, da íntima ligação entre os mistérios da fé cristã, que o Concílio indicou como horizonte para compreender os elementos singulares e as diversas afirmações do patrimônio da fé católica».

Em outras palavras, citando o Concílio Vaticano II, podemos dizer que: «Maria, de fato, que entrou intimamente na história da salvação, de algum modo reúne e reverbera os maiores dados da fé». Em seu livro Maria Igreja nascente, analisando o lugar da Mariologia na teologia, J. Ratzinger afirma: «O discurso sobre Maria enfatiza o ‘nexus mysteriorum’, o entrelaçamento íntimo dos mistérios em seu recíproco estar-perante como em sua unidade. Se o estreito vínculo entre Cristo e a Igreja pode ser encontrado nos pares de conceitos esposo-esposa, cabeça-corpo, em Maria este vínculo vai ainda mais longe, porque ela certamente não está em relação com Cristo antes de tudo como esposa, mas como mãe. Pode-se vislumbrar aqui a função do título de Mãe da Igreja. Assim se expressa a superação da esfera eclesiológica na doutrina mariana e, ao mesmo tempo, a sua relação recíproca».

Na realidade, o “sim” da Virgem de Nazaré foi necessário para a encarnação do Verbo. Com efeito, sem esta resposta – verdadeira e gratuita – o Verbo não poderia ter entrado no mundo. Joseph Ratzinger expressa assim este pensamento: «O corpo é preparado para o Filho no momento em que Maria se entrega totalmente à vontade do Pai e assim põe o seu corpo à disposição como tenda do Espírito Santo».

Durante o seu pontificado, Bento XVI escreveu três volumes intitulados Jesus de Nazaré (2007, 2011, 2012). Ao apresentar o primeiro volume, o cardeal e biblista italiano Carlo Maria Martini (m. 2012) escreveu: «Este livro constitui um testemunho ardente de um grande estudioso […] sobre Jesus de Nazaré e sobre o seu significado para a história da humanidade e para a percepção da verdadeira figura de Deus». 

Três volumes que não fazem parte oficialmente de seu magistério petrino; no entanto, no nosso contexto, eles merecem ser mencionados, porque contêm algumas passagens totalmente marianas. Falando da cena aos pés da Cruz (cf. Jo 19,25-27), o Papa Ratzinger recorda a mulher Maria-a Igreja, que foi confiada por Jesus ao discípulo amado, figura da comunidade fiéis. Os textos mais significativos encontram-se no terceiro volume, o último publicado, dedicado aos Evangelhos da infância de Jesus: Bento XVI, falando do comportamento de Maria na Anunciação, afirma: «Ela não se detém ao primeiro choque devido à proximidade de Deus através do anjo, mas procura compreender. Maria, portanto, aparece como uma mulher corajosa que, mesmo diante do inédito, mantém o autocontrole. Ao mesmo tempo, ela se apresenta como uma mulher de grande interioridade, que mantém unidos o coração e a razão e procura compreender o contexto, toda a mensagem de Deus, tornando-se assim uma imagem da Igreja que reflete sobre a Palavra de Deus, procura compreendê-lo na sua totalidade e guarda na sua memória o seu dom».

O Papa Ratzinger tem uma particular piedade mariana. De fato, depois de ter renunciado ao ministério petrino, no livro-entrevista intitulado As últimas conversas ele confessou: 

«Eu era católico e por isso as devoções marianas do mês de maio e as do tempo do Advento, mês do rosário e simplesmente amor pela mãe de Deus faziam parte do nosso sentimento religioso. No entanto, o culto da Virgem não estava tão arraigado, não tinha a forte conotação emocional que o caracteriza em países tipicamente católicos como a Polônia e a Itália. A Baviera também é uma típica terra católica, mas a força emocional não era tão poderosa quanto em outros lugares. A veneração de Maria me marcou, mas nunca separada da de Jesus Cristo, mas dentro dela […]. A devoção mariana estava muito presente na nossa família, fazia parte da minha catolicidade: quando crianças, por exemplo, no mês de maio montamos o altar de Nossa Senhora em casa. Porém, a formação teológica era de cunho cristológico e eclesiástico, a mariologia estava presente, mas não possuía uma força intrínseca. Portanto, a piedade popular e as noções teológicas que havíamos adquirido ainda não haviam se integrado».

Analisando a mariologia de Bento XVI podemos dizer que o traço saliente do seu ensinamento mariano-mariológico é o de apreender a exemplaridade teológica que Maria oferece. Com efeito, ela ensina a escutar, ajuda a reconhecer Cristo, a santa Revelação do amor de Deus Pai.

A pedagogia para anunciar o Evangelho aos homens de hoje chama-se Maria

Bento XVI está convencido de que devemos voltar a Maria se quisermos voltar àquela verdade sobre Jesus Cristo, sobre a Igreja, sobre o homem. Maria deve ser mais do que nunca a pedagogia para anunciar o Evangelho aos homens de hoje. Para o Papa Ratzinger, a reflexão e a oração são indivisíveis. A oração a Maria e a reflexão sobre Maria acompanham sempre a oração e a meditação que fazemos sobre Jesus, que a Igreja persegue incansavelmente ao longo dos séculos. Maria acompanha Cristo com o calor da oração da Igreja e com a sobriedade da sua reflexão. 

Um acompanhamento sóbrio e ardente. Existe a melodia e existe o seu acompanhamento. O que importa é a melodia; certamente o acompanhamento também tem sua importância, mas é subordinado de acordo com a melodia. Um acompanhamento musical nunca é independente de sua melodia, mas sempre relacionado a ela. Assim a Igreja sempre compreendeu as coisas: rezou a Maria, formulou a sua grandeza dogmaticamente, mas sempre apenas como acompanhamento da oração a Cristo, da reflexão e do discernimento em Cristo. Um acompanhamento que não é arbitrário, mas necessário. Maria nunca deve ser pensada sozinha. Como nos ícones orientais, Maria nunca está sozinha: segura o Menino nos braços, mostra o seu Filho, dá ao mundo o seu Filho, o Filho de Deus. O Oriente está certo! Conhecer a Mãe ajuda a amar o Filho. Maria está ao serviço direto da fé em Cristo. Portanto, é à luz de Cristo que a Igreja proclamou os quatro dogmas marianos, ou seja, as verdades da fé sobre Maria:

  • 1. Primeiro, a maternidade divina (Maria é a Mãe de Deus)
  • 2. e ela é a sempre Virgem, a toda bela, “tota pulchra”
  • 3. Depois de um longo amadurecimento, a imaculada conceição de Maria, “cheia de graça”
  • 4. A Assunção ao céu em corpo e alma.

Bento XVI indica que Maria, por meio de sua participação íntima na história de seu Filho, reúne, por assim dizer, e repercute as verdades fundamentais da fé.

As verdades da fé sobre Maria:

  • 1. protegem a fé autêntica em Cristo, como verdadeira Deus e verdadeiro homem: duas naturezas em uma só Pessoa.
  • 2. protegem também a indispensável tensão escatológica, em Maria assumida vemos o destino imortal que nos espera a todos
  • 3. posiciona em lugar seguro a fé (agora ameaçada) em Deus criador que pode intervir livremente até mesmo na matéria.

Related Articles

Quem é Bento XVI?

Depois da gigantesca figura de João Paulo II, que deu 29 voltas ao mundo em viagens apostólicas, unindo o anúncio de Cristo à expressão de uma profunda relação espiritual com a Madre de Cristo (Totus tuus), olhou-se com certa apreensão e curiosidade para a figura do novo Papa para averiguar qual era o seu testemunho vital e teológico sobre Maria.

Responses

Open chat
Necessita de ajuda?
Ave Maria,
como a poderei ajudar?