Natureza e fundamento do culto

female statue
female statue

Exaltada por graça do Senhor e colocada, logo a seguir a seu Filho, acima de todos os anjos e homens, Maria que, como mãe santíssima de Deus, tomou parte nos mistérios de Cristo, é com razão venerada pela Igreja com culto especial. E, na verdade, a Santíssima Virgem é, desde os tempos mais antigos, honrada com o título de «Mãe de Deus», e sob a sua proteção se acolhem os fiéis, em todos os perigos e necessidades. Foi sobretudo a partir do Concílio do Éfeso que o culto do Povo de Deus para com Maria cresceu admiravelmente, na veneração e no amor, na invocação e na imitação, segundo as suas proféticas palavras: «Todas as gerações me proclamarão bem-aventurada, porque realizou em mim grandes coisas Aquele que é poderoso» (Lc.1,48).

Este culto, tal como sempre existiu na Igreja, embora inteiramente singular, difere essencialmente do culto de adoração, que se presta por igual ao Verbo encarnado, ao Pai e ao Espírito Santo, e favorece-o poderosamente. Na verdade, as várias formas de piedade para com a Mãe de Deus, aprovadas pela Igreja, dentro dos limites de sã e reta doutrina, segundo os diversos tempos e lugares e de acordo com a índole e modo de ser dos fiéis, têm a virtude de fazer com que, honrando a mãe, melhor se conheça, ame e gloria fique o Filho, por quem tudo existe (cfr. Cl. 1, 15-16) e no qual «aprouve a Deus que residisse toda a plenitude» (Cl. 1,19), e também melhor se cumpram os seus mandamentos. (Luz dos Povos, 66)

Related Articles

A sacra Liturgia e a devoção a Maria

Explore o papel significativo da Virgem Maria na Sacra Liturgia neste artigo detalhado. Discutimos como a Liturgia da Igreja Católica honra Maria, Mãe do Redentor, realçando sua veneração em várias celebrações ao longo do Ano Litúrgico. Entenda a importância da intercessão de Maria na liturgia e como a devoção mariana é profundamente enraizada na tradição e na fé da Igreja, refletindo a crença na poderosa intercessão da Mãe de Deus.

Responses

Open chat
Necessita de ajuda?
Ave Maria,
como a poderei ajudar?