A Virgem de Loreto

Loreto é uma povoação na região das Marcas em Itália. Desde 1460 que se tornou um lugar do «Espírito Santo», assim lhe chamou São João Paulo II. Segundo a lenda originária de Loreto, os Apóstolos e os discípulos de Jesus teriam querido transformar a casa da Santíssima Virgem Maria em um Santuário.

Contudo, quando Nazaré caiu nas mãos dos muçulmanos «a santa Casa» foi colocada a salvo pelos Anjos em Dalmácia na noite entre o 9 e o 10 de maio de 1291. Entre as cidades de Fiume e Tersatto até que três anos depois foi para a floresta de Recanati. Por fim no dia 7 de setembro de 1295 se encontrou em Loreto onde pode ser acedida por todos aqueles peregrinos que antes estavam bloqueados por questões de guerra.

Já na idade moderna a compreensão da história acontece através do caráter legendário das crônicas medievais. A história desta povoação no fundo identifica-se com a história da Santa Casa e todos os peregrinos que há séculos a veneram.

A narração desta história encontra a sua origem em Pietro di Giorgio Tolomei da Teramo. Foi depois redefinida e ampliada por Gerolamo Angelita através do qual se popularizou. O histórico religioso Pietro Tolomei foi o primeiro a colocar em relação a Santa Casa de Maria com a já existente Igreja da Santa Virgem documentada desde 1193. Em 1468 foi iniciada a construção da atual basílica que foi completada no ano de 1587 sob Pio V. 

Quando o Papa Pio II, que era então apenas cardeal, adoeceu gravemente, pediu para ser transportado para o Santuário de Loreto onde rezou pela sua cura à Santíssima Virgem Maria. Num sonho a Virgem apareceu ao cardeal doente e lhe pré anunciou a sua cura e profetizou a sua eleição à cátedra de São Pedro.

Piero Barbo foi de fato curado e foi eleito papa em 1464. Como ato de reconhecimento para com a Santa Virgem, o novo papa reconstruiu o Santuário que tinha sido demolido e morreu em 1471 como Papa Pio II. A atual configuração do santuário conta com a capela da ‘Santa Casa’ dentro de uma grande Igreja.

Related Articles

Responses

Open chat
Necessita de ajuda?
Ave Maria,
como a poderei ajudar?