Minha Filha Ucrânia: Aparições de Maria

Kiev (Ucrânia). Em 1073 , o ícone de Kievo-Petcherskafa foi transportado para uma igreja em Kiev. Segundo as narrações, foi pintado por artistas a quem a Virgem apareceu na igreja dos Blachernes em Constantinopla. Maria teria dado a eles o ouro de que precisavam para decorar a igreja onde ela queria ser colocada.

POTCHAIEV (Ucrânia). Em 17 de abril de 1198, presumível aparição da Virgem a uma mulher que cuidava do rebanho e a um monge. Alguns milagres e curas são relatados. Um convento da ordem de São Basílio é construído em honra da Virgem. Mais tarde na mesma cidade, por volta 1240, a Virgem aparece em um pilar de fogo na Montanha Potchaiev, 360 km a oeste de Kiev, diante dos monges do mosteiro da Dormição que fugiam de Kiev invadido pelas tropas inimigas. A marca do pé direito da Virgem, preenchida com uma água curativa, teria sido encontrada no local.

Séculos mais tarde, em 23 de julho de 1675, o mosteiro da Dormição é cercado pelas tropas dos tártaros. Os monges cantam o hino de Akathistos à Virgem. De repente, eles vêem a Mãe de Deus acima de sua igreja, acompanhados por alguns anjos, em uma grande luz, com um longo véu na mão. Os invasores fogem.

Em Hrushiv no ano de 1840, ocorreu uma epidemia de cólera nesta localidade que causou muitas vítimas. Uma mulher sonhou com Nossa Senhora pedindo-lhe para limpar um poço envenenado: Celebre uma missa e a morte deixará de afetar a aldeia. E o que aconteceu: a epidemia cessou e perto da fonte, em 1855, foi erguido um pequeno santuário dedicado à Santíssima Trindade. Em 1901, a Santa Sé concedeu aos peregrinos uma indulgência por ocasião de algumas festas. 

Em 12 de maio de 1914, há uma suposta aparição da Virgem para vinte e duas pessoas. Uma mensagem profetiza a eclosão iminente da Primeira Guerra Mundial, punições para o mundo e a perda da soberania da Ucrânia durante oito anos, após os quais a fé triunfará e o país voltará a ser livre. 

Em 1958, durante o período comunista, o santuário foi fechado, abandonado e desconsagrado, mas os peregrinos continuaram a ir para lá.

Em Kiev na primeira metade do século XX, uma jovem se questiona sobre sua vocação e recebe estas palavras: Suporta, suporta, do começo ao fim. Você não vai viver em um mosteiro. Você não terá nenhum dinheiro com você. Você viverá do que receberá. Você não terá um teto! Este relato chegou a nós através de um estudante ortodoxo na União Soviética, que lembra em seu diário um encontro com esta monja errante em frente à igreja de Santo André em Kiev em 1958.

Em Seredne a 20 de dezembro de 1953, uma menina, chamada Hamsya, rezava na igreja paroquial até que teve uma visão: Vi a Santa Virgem de pé, vestida com um vestido branco com um largo cinto de pano azul. Doze estrelas formavam um círculo ao redor de sua cabeça que brilhava no céu […]. Era impossível fixar o brilho de sua beleza.” A vidente acrescenta que viu um lugar onde havia pequenos poços de água límpida e ouve: “Minha filha, minha filha, minha filha, veja quanta abundância de graças possuo. Mas não tenho a quem agraciar, pois há muitas meninas e meninos que se afastam de mim, e ninguém me pede nada neste ano jubilar”. [Recordamos que o Papa Pio XII com a Encíclica Fulgens Corona proclama na Igreja o primeiro ano mariano da sua história]. 

Eu queria obter um grande perdão para os pecadores. O desastre está sobre vocês como nos dias de Noé. A destruição não virá sobre vocês com água, mas com fogo. Uma imensa língua de fogo destruirá as nações pecadoras diante de Deus. Desde o nascimento do mundo, nunca houve uma queda tão grande como hoje. É o reino de Satanás. Habitarei neste monte de onde vejo todo o universo e todos os pecadores, e daqui distribuirei minhas graças. Quem vier arrepender-se dos seus pecados e receber esta água com fé, será curado por mim na alma e no corpo

Em 22 de dezembro de 1954, a Virgem anunciou: «Minha filha, minha filha Ucrânia, eu vim até você, você é a mais reduzida à escravidão, você é a que mais sofreu pela fé em Cristo. Eu vim em sua direção!».

Novamente em 1987 em Hrushiv no dia 26 de abril, a 40 km de Lviv, em frente a uma capela que não era usada há cerca de trinta anos, Maria Kizyne, de 11 anos, teve aparições da Virgem. Segundo o relato da vidente: Imediatamente vi, num dos lados da torre octogonal acima o bolbo da capela, uma figura: uma mulher de preto. A vidente assustada voltou a correr para dentro, acrescenta o relato da mãe da menina, diz a mãe de Maria. Nos dias seguintes, algumas testemunhas vêem acima da capela uma imagem semelhante ao ícone da Virgem com o Menino Jesus nos braços, cintilante rodeado de luz

Ela subiu acima da capela e depois subiu ainda mais alto no céu, relata uma testemunha. A Virgem só falava com as crianças e desaparecia quando os adultos apareciam. Ela ensinou aos pequeninos os fundamentos da fé e como orar. Apareceu uma última vez numa aura de luz, com Cristo nos braços, deixando milagrosamente o seu Filho impresso no vidro da capela, explica outra testemunha. 

Uma mensagem foi entregue: Minha filha, minha filha Ucrânia, vim ao seu encontro. Você é a mais reduzida à escravidão, o que mais sofreu pela fé em Cristo. Durante as semanas seguintes, muitas pessoas também a vêem. De 9 a 12 de maio, Josyp Terelya, nascido na Ucrânia na região dos Cárpatos em outubro de 1943, preso político por vinte e três anos, testemunha ter tido sete aparições de Maria:

Em fevereiro de 1972, estava na prisão. A sala estava terrivelmente congelada; Eu estava com dor até as pontas do meu cabelo. Uma lâmpada suspensa iluminava a sala. Tirei a rede e tentei aquecer as mãos, mas o guardião me viu pela porta. Ele apagou a luz. […] eu não conseguia mexer nenhum membro. Deitei na cama para morrer. Naquele momento, senti o toque quente da mão de uma mulher, doce como leite. Eu estava aquecendo. Senti um pouco de calor no quarto também. Eu pensei que era uma alucinação ou eu ia morrer. Mas foi então que ouvi a voz: “Você me chamou e eu vim até você. Você não acha que sou eu?’ “Naquele momento, vi uma jovem na minha frente. Era ela, pela primeira vez. Ao todo, vi a Mãe de Deus sete vezes: uma vez na prisão, depois seis vezes em Hrushiv. Eu não vi o cabelo dela. Sua cabeça estava coberta com um véu. Naquela primeira vez ele me disse: «Você não será libertado desta prisão; você fez apenas metade do caminho, mas não tenha medo, eu estou contigo”. 

Me levantei e comecei a andar. Eu estava quente. Tirei minha camisa e fiquei com apenas uma camiseta. O guardião me observou pela porta atônito. Eu a vi, enquanto era noite, como vejo você agora. Outros viram como eu. Eu pensei ter ouvido a voz dela. Ela nos pediu para rezar, ensinar as crianças a oração e o rosário, para converter até os que não acreditam.

A 9 de maio de 1987 parti para Hrushiv. Fui lá acreditando que não veria nada. Mas quando cheguei, vimos uma luz inusitada que eu não sabia explicar. Tinha muita gente antes do amanhecer. Fiquei até 12 de maio. Uma equipe de cineastas de Moscou estava lá. Ouvi novamente a mensagem que ela havia dirigido a Seredne na Ucrânia, um século depois de Lourdes, em 22 de dezembro de 1954: «Ucrânia, minha filha, vim até você». 

Josyp Terelya militante da Igreja Greco-Católica clandestina, filho de pais comunistas, esteve preso quatro vezes num total de vinte e três anos e quatro meses com raros momentos de liberdade entre 1962 e 1987, período em que se casou e tornou-se pai de família com três filhos. A 13 de maio de 1987, alguns telespectadores da região estão acompanhando uma transmissão sobre esses fatos; de repente, muitos teriam visto a Virgem aparecer em sua tela de televisão, no local que era vigiado pela polícia. O Metropolita de Lviv mantém distância do assunto e não abre nenhum inquérito. 

Os algozes comunistas propuseram que o soltariam da prisão se ele revelasse o que realmente acontecera. Mas a sua resposta sempre foi a mesma: Vi a Mãe de Deus; isso fez com que ele permanecesse detido por ser considerado um fanático. Josyp Terelya permaneceu no exílio na América, conheceu o Papa São João Paulo II. Estas aparições tiveram um eco extraordinário em contraste com a modéstia ingênua da vidente: uma menina comum. A época era o limiar da perestroika, começava a ter um discreto relaxamento. A polícia estava lá, mas não interveio quando a multidão invadiu aquele lugar. Se em tempos anteriores na Rússia as aparições foram imediatamente esmagadas, pelo triunfo da pressão em vez da repressão, estas foram as primeiras em que a coragem dos fiéis sedentos de setenta anos de ateísmo, combinada com a nova e enigmática moderação da polícia, criou uma situação nova de repercussões internacionais.

Related Articles

Responses

Open chat
Necessita de ajuda?
Ave Maria,
como a poderei ajudar?