Revelação pública e revelações privadas

Revelação pública e revelações privadas

Um dos fenômenos mais marcantes do nosso tempo é o das revelações privadas. Recentemente, o seu número se multiplicou de maneira incomum, criando atitudes extremas entre os fiéis, que vão desde o entusiasmo e a adesão acrítica até a rejeição preconcebida. 

Para alguns, de fato, toda revelação privada é quase uma extensão ou uma elucidação da revelação pública, e muitas vezes esquecem as garantias teológicas que só a Igreja, especialmente através da Mariologia, pode oferecer.

Para outros, dizer revelação privada equivale a dizer ilusão ou estado neurótico, apesar das garantias dadas pelo processo de discernimento eclesial, ou seja, pela Igreja: e assim, sobre o assunto, passamos da devoção, que cria o escândalo aos poderes fortes, para o ceticismo absoluto, que escandaliza os pequenos. 

Propomos, portanto, esclarecer os termos do problema e delinear aquela séria atitude teológico-espiritual que todo cristão deve ter diante das revelações privadas.

Por Revelação pública entende-se a palavra de Deus contida na Sagrada Escritura, transmitida pela Tradição divino-apostólica, proposta e interpretada pelo Magistério da Igreja para os homens de todos os tempos. Cristo é o seu centro. E considera-se concluído com a morte do último Apóstolo. 

A este propósito o Concílio Vaticano II, retomando um famoso texto do Vaticano I, afirma que:

(Dei Verbum 6). 

«com a divina Revelação, Deus quis manifestar-se e comunicar a si mesmo e os decretos eternos de sua vontade sobre a salvação dos homens, para torná-los participantes dos bens divinos que transcendem absolutamente a compreensão da mente humana»

E ainda, continua o Concílio

(Dei Verbum 2).

«a verdade íntima sobre Deus e a salvação do homem através desta Revelação resplandece para nós em Cristo, que é ao mesmo tempo o mediador e a plenitude de toda a Revelação»

Chamam-se privadas, especiais ou particulares todas as revelações que não são a pública, por causa não tanto da autoridade reveladora, mas do grau de certeza, da finalidade e do objetivo. Ao contrário da pública, nas revelações privadas não há certeza sobre sua origem divina e a sua finalidade não é a salvação do homem como tal. O seu objetivo, ainda que dirigido a toda a Igreja, não parece escapar ao limite cronológico, que a vincula a uma determinada época e pode torná-la supérflua em outra, apesar de um eminente caráter escatológico.

A obediência da fé [obsequium fidei] deve-se à revelação pública, pois como afirma o Concílio, é com esta obediência que

(Dei Verbum 5).

«o homem entrega-se total e livremente a Deus oferecendo «a Deus revelador o obséquio pleno da inteligência e da vontade»

Deve-se conceder às revelações privadas aquela forma de adesão dependente das provas trazidas e do exercício do senso crítico: uma adesão, porém, análoga àquela dada às certezas morais, distinta daquela dada às evidências científicas.

É um fato que as revelações privadas na Igreja não ofendem a revelação pública. Mas se alguém disser que essas coisas são impossíveis, provavelmente será um daqueles homens que não sabem, não entendem e nunca conheceram o que significa Espírito, fruição, fruto espiritual e visitação de Deus. Haverá também outros cristãos mais prudentes, leitores das histórias e da vida dos santos, que saberão como às vezes Nosso Senhor oferece livremente, por eleição esses dons da graça divina àqueles que ele adota especialmente para seus servos, e lhes concede capacidades extraordinárias que vão além das regras e fora da ordem natural da vida das pessoas comuns.

Na realidade, compreenderemos que, embora seja dever proceder com a máxima prudência no que diz respeito às revelações e êxtases – e isto porque se pode facilmente ser enganado tomando as ilusões de Satanás que se transfigura, simulando visitas celestes, segundo escreve o Apóstolo, em um anjo de luz, assumindo como revelação de Deus nossa orgulhosa imaginação causada pela leveza ou pelo humor melancólico ou pela enfermidade de nossa mente, de modo que às vezes parece ver e ouvir o que ninguém vê ou ouve -, isso não significa que deixem de existir revelações verdadeiras e divinas na Igreja de Deus, com as quais nosso Senhor às vezes favorece seus filhos mais singulares e íntimos, com quem ele gosta de estar em um determinado relacionamento mais próximo.

Related Articles

Por que revelações privadas?

A revelação pública é o único fundamento da fé católica. Como diz São Tomás de Aquino, «a nossa fé repousa na Revelação feita aos Profetas e aos Apóstolos, que escreveram os livros canônicos, e não em alguma revelação que foi feita a outros doutores». 

Responses

Open chat
Necessita de ajuda?
Ave Maria,
como a poderei ajudar?